Conheça as vantagens da Inversora de Solda
As máquinas de solda de hoje em dia mudaram bastante. Antigamente essa ferramenta era uma caixa pesada, que fazia barulho e soldava somente um tipo de eletrodo, hoje as Inversoras tem funções especiais. Ás vezes é difícil fazer com que a solda se estabilize e desenvolva macia, mas com uma Inversora de solda fica muito mais fácil.
A estrutura eletrônica de uma Inversora é parecida com a de um computador. Uma das grandes vantagens é a economia de até 40% energia em relação às máquinas Transformadores e Retificadores de Solda. Os Transformadores e Retificadores para solda elétrica de 250A consomem em média 50A quando estão soldando, e 15A enquanto estão ligados à rede, mesmo que sem soldar. Já uma Inversora que realiza o mesmo trabalho consome, enquanto solda, algo em torno de 18A e enquanto repousa, ligada à tomada, praticamente nada.
Estão também entre as qualidades das máquinas Inversoras o fato de soldar em locais de difícil acesso, pois são leves e podem ser levadas à tiracolo. Permite alongar os cabos de ligação da máquina à rede elétrica sem precisar usar cabos grossos e ligar a máquina à tomadas padrão residencial de 20A, de acordo com o modelo.
Além disso, esse tipo de máquina aguenta soldar pelo tempo necessário para realizar todo serviço, pois conta com Alto Fator de Trabalho.
Os Retificadores e Transformadores de Solda não possuem tecnologia avançada e são máquinas com limitações. Por exemplo, se a rede está fraca e a máquina recebe menos que os 220V teóricos, o eletrodo tende a grudar na peça. Outra restrição dessas máquinas é em relação ao consumo, geralmente é preciso ligar essas máquinas direto no padrão de energia do estabelecimento, por ela consumir muita energia as residências não possuem cabeamento que suporte esse equipamento.
As Inversoras de Solda transformam energia de entrada (110/127V ou 220V) de CA (corrente alternada) para CC (corrente continua); induzem uma alta corrente de saída através de semicondutores de potência e estabilizam o arco elétrico para uma solda macia e perfeita. E apresentam baixíssimo nível de respingos.
As máquinas MIG/MAG possuem painel digital com amperímetro/voltímetro, seleção 2T/4T (2 toques 4 toques) e controle de indutância eletrônico por potenciômetro que diminuem os respingos, que representam desperdício de energia, arame e gás. Isto é extremamente importante na soldagem MIG/MAG por curto-circuito, permitindo o ajuste ideal do equipamento para garantir maior rendimento e qualidade na solda.
As Inversoras H Soldas ainda possuem essas três funções que facilitam a abertura e a estabilidade do arco de solda:
– Hot Start: também conhecida como “partida quente”, é um aumento temporário da corrente de saída durante o início da solda, facilitando a abertura de arco.
– Arc Force: é um aumento temporário da corrente de saída durante a soldagem. Evita que o eletrodo grude durante a soldagem, principalmente em eletrodo do tipo celulósico.
– Lift Arc – TIG: é um recurso no qual a máquina percebe o curto circuito, contato entre tungstênio e peça, e flui uma corrente baixa. Ao afastar o eletrodo da peça, abre o arco e a corrente aumenta automaticamente ao valor ajustado.
– VRD: dispositivo de proteção que reduz a tensão de saída.
– Anti Stick: caso o eletrodo fique grudado, a máquina corta a corrente de soldagem, preservando o eletrodo e a máquina.
Se você é um prestador de serviços e quer se beneficiar das vantagens de uma Inversora de solda, entre em contato com a H Soldas através do telefone: (47) 3334-8600.
Comentários estão fechados